Chow é uma das raças mais antigas, com mais de 2.000 anos de idade. A verdadeira origem da raça é desconhecida. Alguns acreditam que os Chows sejam descendentes de cruzas entre cães romanos do tipo mastife e cães do tipo Spitz, outros acreditam que o Chow é o ancestral de todos os cachorros pertencentes ao atual grupo dos Sptiz, bem como dos Akitas e dos Shar-Peis.

Tamanho:

A altura de um Chow Macho deveria ser entre 48 cm e 56 cm, e da fêmea entre 46 cm e 51 cm, nunca sendo inferior a 45.5 cm (na cernelha). (No AKC o padrão de altura é entre 43.2 a 50.8, independente do sexo).

Peso:

Média entre 24 a 27 quilos.

Aparência:

Corpo bem balanceado, compacto, "quadrado", com movimentos ágeis e saltitantes.

Pelagem e cor:

Existem dois tipos diferentes de pelagem, ambos com pêlo e subpêlo, Alguns Chows possuem o pêlo mais duro, liso, curto, espesso e áspero. Outros possuem o pêlo denso, cheio e macio; no rabo pêlo é bem cheio e em forma de franjas, nos pescoço o pêlo é ainda mais denso, formando uma espécie de juba. As cores aceitas são o vermelho, preto, azul, canela, creme ou branco, sem sempre sólidos. Marcas de outras cores não são aceitáveis, mas é permitido marcas da mesma cor porém de outra tonalidade.

Cabeça:

Crânio largo, achatado com um focinho largo; os olhos escuros (nas cores canela e azul podem ser da mesma cor do pêlo), amendoados; as orelhas são pequenas, triangulares e espessas.

Cauda:

A cauda é alta e carregada por sobre as costas.

Espectativa de Vida:

Entre 12 e 14 anos.

Perfil da raça:

A esta altura já deu para perceber que o Chow Chow é um cão dotado de rara beleza e que a maioria das pessoas se sentiria imediatamente atraída pela sua aparência de ursinho. Mas e quanto ao temperamento? Será que o Chow é mesmo um ursinho peludo, feito para ser apertado, acariciado e mimado? Bom… Neste aspecto o Chow está muito mais para leão do que para bichinho de pelúcia!

Não, o Chow não é um vilão de quinta categoria, mas também não é o que a maioria espera de um cachorro, especialmente com esta carinha de "olha-como-eu-sou-fofinho".

O Chow é um cachorro muito inteligente, porém não é fácil de ser treinado. A sua aparência orgulhosa e imponente reflete um comportamento independente e pouco preocupado em agradar aos donos, muito menos a estranhos. Justamente por esta característica, a de agradar primeiro a si mesmo, os métodos comuns de treinamento (com excesso de punição ou excesso de carinhos) não surte efeito, sendo muito difícil manter estes cães motivados. Aliás, treinar um Chow com pancadas é o que há de pior, pois o cachorro tende a tornar-se extremamente bravo e instável, ou então seu espírito será quebrado.

Tal como um gato, Chows só demonstram interesse em cooperar quanto eles estão a fim. Eles gostam de tomar suas próprias decisões e é isso o que eles fazem se você não estiver atento e um segundo na frente deles. É mais fácil você convencê-los a fazer alguma coisa da sua maneira se você se antecipar e não der a oportunidade deles começarem da maneira deles!

O Chow Chow não é o tipo de cachorro que vai se adaptar com qualquer tipo de dono e também não é o tipo de cachorro que qualquer pessoa irá apreciar em sua plenitude. Cheio de personalidade e conhecido pela sua devoção a um único dono, o Chow precisa ser guiado de forma carinhosa, porém firme. Treinamento de obediência e socialização são extremamente importantes e deveriam ser iniciada ainda na casa do criador.

Um criador responsável proverá um ambiente seguro para os filhotes e ao mesmo tempo proporcionará o máximo de oportunidades para que os filhotes tenham contato com várias pessoas e vários animais, a fim de preparar este filhote para o convívio pacífico com a família que irá adotá-lo.

Para este tipo de cão a socialização é um processo permanente. Chows deveriam ser apresentados a pessoas de diferente idades, animais, e novos lugares regularmente, e sempre de maneira prazeiroza. Nunca, em hipótese nenhuma, estes cães deveriam ser mantidos isolados, trancafiados e sem contato com pessoas.

Chows levam muito a sério sua função como cão de guarda e irão proteger sua família e propriedade com muita responsabilidade. Mesmo quando propriamente socializados os Chows demonstram pouco ou nenhum interesse na companhia e afagos de estranhos. Eles são naturalmente reservados e calmos, mas quando se trata da companhia de seus donos aí a coisa muda de figura. Chows não são "grudentos" como muitas raças, mas eles apreciam imensa mente a companhia de seus donos. De forma silenciosa e tranqüila eles procuram estar sempre perto de seus familiares e mantê-los acorrentados ou trancados do lado de fora da casa é um grande erro. Se um Chow não respeitar, admirar e estiver integrado com seu dono ele pode se tornar um grande problema, demonstrando sinais de agressividade.

O Chow costuma ser, quando filhote, muito mais comportado do que a maiorias dos outros filhotes de cães. Justamente por ser quieto, nada destruidor e por se comportar de maneira tranqüila, um dono que não está familiarizado com a raça irá fatalmente cometer um terrível engano, que é negligenciar os princípios básicos de obediência. Aí então, quando o pequeno Chow atinge a adolescência canina, sem nenhum treinamento prévio, a fase dos comportamentos tipicamente desafiante e rebelde pelo qual todas as raça passam, pode se tornar particularmente fora de controle com Chows.

Quando um Chow encontra o dono adequado eles são leais, sérios, dignos, tranqüilos, carinhosos (da maneira deles é claro), e extremamente leais a sua família.

No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren o Chow Chow ocupa a 76ª posição entre as raças pesquisadas. Ainda segundo o autor, isto significa que eles são considerados extremamente difíceis de serem treinados para executar tarefas de trabalho. Normalmente são necessárias de 30 a 40 repetições de simples comandos, no início do treinamento, para que eles comecem a demonstrar alguns sinais de que estão entendendo o que se espera deles. Não é raro que estes cães precisem executar mais de 100 vezes um comando de forma correta, antes de se tornarem confiáveis na sua performance.

**Fonte**

Lord Cão: www.lordcao.com/

Imagens:M/Y/D/S Animal graphics

Voltar p/Espécies

Av. Victor Barreto nº2584 Loja 23 Centro, Canoas/RS

Telefone:+55 (51) 3031 6169

Segunda a Sexta das 9:00 ás 20:00hs e Sábados das 9:00 ás 18:00hs

e-mail:

Design By Mel Borges